O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) participa, com uma delegação de servidores, do XXI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (SINAOP), que ocorre de 18 a 22 de agosto, em Manaus. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBROAP), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).
O TCMSP está representado pelos auditores Eduardo Emilio Lang Di Pietro, Gilson Piqueras Garcia, Fernando Celso Morini e Rafael Rocha Lins. Na segunda-feira (18), Morini, ao lado de Cleiton Matos (TCU), ministrou um minicurso sobre a metodologia BIM (Building Information Modeling), com o tema “Modelagem da Informação da Construção (BIM) nos processos de auditoria de obras e serviços de engenharia”.
Durante a apresentação, Fernando Morini destacou que o BIM “não é um software, mas um conjunto de metodologias, tecnologias e normas que permitem projetar, construir e operar uma edificação ou infraestrutura de forma colaborativa em um ambiente virtual”. A íntegra da exposição está disponível neste link.
O tema central desta edição é “Infraestrutura para um Brasil sustentável e integrado”. A programação é voltada a servidores e dirigentes de Tribunais de Contas e de órgãos de controle envolvidos com obras públicas nos âmbitos federal, estadual e municipal, além de profissionais dos setores público e privado que atuam na fiscalização, gestão ou execução desse tipo de empreendimento.
*Com informações do IBRAOP