Ideias & Soluções


O presidente do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro (IDASA) esteve presente no Simpósio "Temas Controvertidos de Direito Administrativo Sancionador".

A assessora técnica da Diretoria de Planejamento de Transporte, Olivia Aroucha, e o professor Alberto Quintanilha falam sobre políticas urbanas vistas pela ótica das Cidades Inteligentes.

O prof.dr. Fernando Berssaneti, a professora Renata Maré e a assessora do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Harmi Takiya, falam sobre os principais conceitos sobre cidades inteligentes. 

O jornalista Kennedy Alencar participou nesta terça feira, 27 de agosto, do encontro "Roda de Conversa com a sociedade", no X Educontas, que reúne representantes de todas as Escolas de Gestão e Contas dos Tribunais de Contas do Brasil.

O professor da Universidade Federal do ABC, Sérgio Amadeu da Silveira, especialista em inclusão digital e software livre, articula diversas reflexões sobre um tema polêmico: uso de Inteligência Artificial (IA) no setor público, em particular, nos Tribunais de Contas.

O professor de Direito Constitucional, Luis Eduardo Patrone Regules, deu uma entrevista para a seção Ideias e Soluções do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e o decreto municipal que o regulamenta.

Finalista do Global Teacher Prize 2019, a professora municipal Débora Garofalo recebeu, na terça-feira (19/08), o "Certificado de Boas Práticas da Escola de Gestão e Contas Públicas" do TCMSP que ganhou destaque internacional ao levar para a sala de aula o projeto ‘Robótica com Sucata’. 

Alessandro Azzoni, economista, bacharel em Ciências Econômicas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, especialista em Mercados Internacionais - Lugano/Suíça, advogado, especialista em Direito Ambiental Empresarial pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU e mestre em Direito pela Universidade Nove de Julho fala sobre a Política Municipal de Resíduos Sólidos.

Cyntia Santos Ruiz Braga, bacharel em direito pela PUC-Campinas, e Carla Denise Theodoro, especialista em direito do trabalho pela faculdade de direito da USP, falam um pouco sobre o tema assédio moral.

O juiz de Direito em São Paulo, Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, doutor e mestre em Direito do Estado, fala sobre seus estudos sobre os desafios da governança pública no exercício da função administrativa. 

O Prof. Dr. Vladimir Fernandes Maciel, mestre em Economia de Empresas, Doutor em Administração Pública e atualmente professor universitário e coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Economica, gravou depoimento para o Ideias & Soluções sobre Economia Urbana e Mobilidade. 

O diretor-presidente da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Maurício (Xixo) Piragino, coautor do livro “Constituição Federal 30 anos: Há o que comemorar?”, deu entrevista à seção Ideias & Soluções do Tribunal de Contas sobre o tema que tratou na obra.

Paulo Delgado

10/06/2019

Entrevista realizada durante o lançamento do livro "Constituição Federal 30 anos: há o que comemorar?" com o constituinte Paulo Delgado, que participou ativamente deste importante processo da história do Brasil.

O engenheiro civil e professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), José Augusto Mendes, falou sobre a limpeza de rios e córregos urbanos para o Ideias & Soluções.

O doutor em economia Paulo Kliass, também especialista em políticas públicas e gestão governamental, fala um pouco sobre reforma da previdência na sessão “Ideias & Soluções”.

O auditório da Escola de Contas do TCMSP lotou com o seminário “Segurança das Barragens”. Os palestrantes Paulo Teixeira da Cruz e Regina Moretti foram entrevistados para o Ideias e Soluções. 

ENTREVISTA TCMSP

O agente de fiscalização do TCMSP, Leonardo César de Castro, participou do “Programa para os dirigentes do futuro”, promovido na Alemanha e em Portugal. O curso teve duração de 14 meses e ele contou como foi a experiência.

Entrevista TCM

1968, A Contestação Necessária

Silvana de Souza Ramos é professora doutora junto ao Departamento de Filosofia da USP.

Silvio Tendler

09/10/2018

Entrevista TCM

1968, A Contestação Necessária

Sílvio Tendler é um dos mais premiados cineastas do país, sua obra é composta por mais de 70 filmes e uma dezena de séries para TV.

Entrevista TCM

Eleições 2018: legislação, controle e desafios

Alexandre Luís Mendonça Rollo é advogado, especialista em Direito Eleitoral, mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP.

Dimas Ramalho

13/07/2018

Entrevista TCM 

Eleições 2018: legislação, controle e desafios

Dimas Ramalho é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Entrevista TCM 

Eleições 2018: legislação, controle e desafios

Juacy dos Santos Loura é advogado, ex-juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia na classe dos juristas.

Entrevista TCM

Marco Antônio Carvalho Teixeira é Cientista Político e Professor Adjunto da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. No vídeo ele aborda o Controle Externo e o papel dos Tribunais de Contas.

Entrevista TCM

A arquiteta pela FAUUSP, mestre pela Universidade de Roma "La Sapienza" e editora da revista Arq.Urb, Eneida de Almeida, apresenta as expressões da arquitetura brutalista que inspiraram o projeto do prédio do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Layla Belix

14/06/2018

Entrevista TCM

Layla Belix é graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo e mestre em Integração da América Latina pelo Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina - PROLAM.

Entrevista TCM

Ana Carla Bliacheriene é Professora de Direito da Universidade de São Paulo, nos cursos de pós-graduação em Gestão de Pólíticas Públicas. No vídeo ela aborda as novas tecnologias na Gestão Pública, a sinergia entre o Controle Externo e o Controle Social.

Entrevista TCM

"Olhar sobre a periferia" foi o tema do último vídeo para o "Ideias & Soluções" do TCM. O entrevistado foi Mathew Richmond, bacharel em História pela London School of Economics, mestre em Modern Society and Global Transformations pela Universidade de Cambridge e doutor em Geografia pela King´s College London. O professor compartilhou sua experiência de pesquisa em Sapopemba, região periférica da Zona Leste de São Paulo.

Entrevista TCM

"Programa de metas como instrumento de controle social" é o tema do novo vídeo do Ideias & Soluções. Raíssa Fontelas, graduada em Ciências Sociais pela USP e mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, foi entrevistada pelo TCM. A professora convidada pela Escola de Contas do TCM para ministrar uma aula na pós-graduação compartilhou sua análise sobre a importância do programa de metas para a Prefeitura de São Paulo, afirmando que trata-se de um mecanismo de controle social da gestão pública por parte da população.

Entrevista TCM

Memória em Movimento - Sandra Brecheret Pellegrini, presidente da Fundação Escultor Victor Brecheret e filha do autor de famosas obras modernistas, dentre elas o Monumento às Bandeiras, falou sobre a vida e o trabalho realizado pelo pai como marca deixada por ele na cidade de São Paulo.

Entrevista TCM

“Questões contemporâneas do Direito do Trabalho e Administração Pública na Constituição Federal de 1988” é o tema do vídeo apresentado na seção Ideias & Soluções no site do TCM-SP. O assunto foi tratado pelo professor e diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013-2016).

Entrevista TCM

“Mobilidade Urbana e Sistema de Bicicletas Compartilhadas” é o tema do vídeo apresentado na seção Ideias & Soluções no site do TCM-SP. O assunto foi tratado pela diretora do Institut d´Études Politiques de Paris, Aurelie dos Santos, que ministrou aula sobre o tema no curso de pós-graduação da Escola de Contas do TCM.

Entrevista TCM

- GeoSampa como ferramenta de georreferenciamento das políticas públicas na cidade de São Paulo - Prof. Tomás Wissenbach
- Doutor em Administração Pública pela FGV
- Mestre em Geografia pela USP
- Coordenador do projeto GeoSampa

 Entrevista TCM
- Os bens ambientais e culturais nas cidades - Profa. Dra. Inês Virgínia Prado Soares
- Procuradora Regional da República;
- Pesquisadora e colíder do Grupo de Pesquisa Arqueologia da Resistência da CNPq/IFCH/UNICAMP.

 Entrevista TCM
- 30 anos da Constituição Ecológica: desafios e perspectivas - Prof. Me. Fabiano Melo
- Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito e Administração da PUC Minas;
- Professor de Direito Ambiental e de Direito Urbanístico da Rede LFG/Kroton.

Entrevista TCM
- Cidades Inteligentes: conceito e repercussões - Prof. Dr. Gustavo Henrique Bolognesi Donato
- Professor do Curso de Engenharia Mecânica da FEI
- Líder do Programa de Inovação do Centro Universitário FEI