TCMSP apresenta avanços na Auditoria Financeira no 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas Notícias

14/05/2025 16:30

No segundo dia do 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas, o auditor e coordenador da Coordenadoria I (C-I) da Secretaria de Controle Externo (SCE), Gustavo Ripper, apresentou um painel detalhado sobre a aplicação das normas de auditoria financeira pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). 

Durante apresentação realizada, nesta quarta-feira (14), no centro de convenções do Hotel Wyndham Ibirapuera, Ripper destacou a evolução da auditoria financeira na Corte, abordando desde as dificuldades iniciais até a implementação de normas internacionais. 

Ele explicou que, inicialmente, a área técnica enfrentava um histórico de desafios como a falta de conhecimento prático das novas normas e a dificuldade na implantação de métodos. Para superar esses obstáculos, foram formados grupos de estudo e capacitação, além da necessidade de adaptações culturais na Corte. Um projeto piloto foi desenvolvido para validar e ajustar os procedimentos, resultando em uma auditoria única das contas da Prefeitura de São Paulo.

A apresentação também abordou questões como a Análise da representatividade e materialidade dos testes, a padronização dos papéis de trabalho e a metodologia, além da economia processual obtida. Ripper falou ainda sobre a importância da concomitância e correção das distorções, ainda dentro do exercício analisado. 

O auditor enfatizou as etapas de planejamento e execução da auditoria, bem como a importância dos papéis de trabalho. Ao final da apresentação, Gustavo respondeu às dúvidas de integrantes dos Tribunais de Contas do país sobre exemplos práticos de ações fiscalizatórias do TCMSP. 

 

Sobre o 3º LAB TCS

O 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas, iniciado na manhã de terça-feira, 13 de maio, é um evento de grande importância para o controle e governança pública no Brasil. Realizado pelo TCMSP em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), o encontro reúne cerca de 700 participantes, incluindo membros e servidores das Cortes de Contas de todo o país, representantes de entidades parceiras e especialistas.

No evento que se estenderá, até amanhã (15), serão realizadas 81 apresentações de palestras técnicas, divididas por temas e distribuídas em cinco salas simultâneas. O objetivo é partilhar experiências de boas práticas entre os membros dos 33 Tribunais de Contas do Brasil, promovendo um ambiente de aprendizado e troca de conhecimentos.

Com uma programação rica e diversificada, o Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas busca fortalecer o controle externo e aprimorar a governança pública, contribuindo para a transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos.