Secretário municipal de Subprefeituras, Alexandre Modonezi
A Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC), vinculada ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), promoveu em seu auditório, na terça-feira (26/11), um encontro para expor e debater o funcionamento do Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ) da cidade. Trata-se de uma ferramenta da Prefeitura de São Paulo que monitora e integra todos os serviços de zeladoria, e foi criada para melhorar a eficiência, a transparência e a agilidade do gasto público.
Com a presença do secretário municipal de Subprefeituras, Alexandre Modonezi, e de João Antonio da Silva Filho, conselheiro do TCMSP e conselheiro supervisor da Escola de Gestão e Contas Públicas, o encontro foi aberto pelo diretor-presidente da EGC, Ricardo Panato, que destacou a proposta de que, com essa iniciativa, a Escola sirva como como instrumento de conexão e local de aproximação da Administração Pública com o Controle Externo, uma vez que os setores envolvidos têm o mesmo objetivo de melhoria do serviço público com benefícios voltados à população.
Na condução dos trabalhos, o conselheiro João Antonio informou que o Sistema de Gerenciamento da Zeladoria tem a função essencial de fazer a manutenção da maioria dos serviços da Prefeitura, embora com contratos diversos que muitas vezes não se relacionam entre si. Como exemplo, o conselheiro descreveu que a manutenção da avenida 23 de Maio e entorno tem sete contratos independentes, que incluem gerenciamento de sinalização, poda de árvores e serviço de recapeamento.
Em seguida, a palavra foi passada ao secretário municipal de Subprefeituras, Alexandre Modonezi, para a exposição sobre o funcionamento do Sistema de Gerenciamento da Zeladoria da cidade de São Paulo. Segundo ele, a ferramenta foi desenvolvida a partir de uma plataforma de smart-city adquirida pela Administração com controle das ordens de serviço das equipes e dos veículos, via geolocalização, atendendo recomendações do TCMSP.
Assim, desde 2017, todo o serviço de zeladoria que acontece na cidade é mapeado pelo Sistema de Gerenciamento da Zeladoria. O sistema foi desenvolvido com o objetivo de monitorar as ações realizadas pelas subprefeituras de forma integrada, como tapa-buraco, poda e remoção de árvore, limpeza de córrego, entre outras.
De acordo com o secretário Modonezi, o SGZ tem como foco o atendimento ao cidadão, permitindo diversas atividades, como verificar as solicitações recebidas pela Central SP156; monitorar as equipes em campo e identificar os problemas mais comuns; indicar a ordem de execução dos serviços, com emissão de ordem de serviço após a vistoria; acionar os setores envolvidos no atendimento e informar o munícipe sobre o que foi realizado.
O SGZ funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e é uma das principais ferramentas de automação e integração da cidade de São Paulo, que coloca a demanda do cidadão como prioridade e tem contribuído para reduzir o tempo médio de atendimento dos serviços de zeladoria. Os munícipes podem solicitar serviços como tapa-buraco pelo telefone ou pelo aplicativo do SP 156. “Em 2017, o atendimento pela Central SP156 registrava 250 mil solicitações de munícipes; em outubro deste ano são 32 mil pedidos de zeladoria, totalizando 2.5 milhões de ordens de serviço de demandas do cidadão”, informou o secretário Modonezi.
Quanto ao futuro do Sistema de Gerenciamento da Zeladoria da cidade de São Paulo, o secretário Modonezi destacou que com base nos dados adquiridos, os serviços serão mais eficientes. Nos planos da secretaria estão diversas iniciativas, como a Operação Equacionada: gestão estratégica dos eventos de zeladoria; Gestão de Relacionamento: prestação de serviço com base em métricas racionais, transparentes e voltadas para o bem-estar do cidadão; e Diminuição de Custos: importante eliminação de gastos anteriormente não contabilizados com ineficiência, falta de informação e desmotivação de operadores do processo.
Esse curso de extensão foi dirigido especialmente para os auditores e auditoras da Coordenadoria VI, da Secretaria de Controle Externo, e aos servidores especializados lotados nos gabinetes dos conselheiros do TCMSP. A exposição possibilitou aos presentes no auditório da EGC esclarecer dúvidas sobre a ferramenta de zeladoria da Prefeitura, bem como permitiu a troca de informações entre representantes da Administração e do órgão de controle externo.