Após relatório do TCMSP, Prefeitura vai medir o déficit educacional decorrente da pandemia de Covid-19 Notícias

20/11/2021 13:30

O jornal Folha de S.Paulo noticiou que a Prefeitura de São Paulo realizará provas com os alunos do ensino municipal do 2º ao 9º ano para aferir o impacto provocado pela pandemia da Covid-19 no aprendizado dos estudantes, após quase dois anos em que estes estiveram afastados das aulas presenciais ou frequentaram as escolas em sistema de rodízio. Os exames, que fazem parte da Provinha (2º e 3º anos) e da Prova São Paulo (do 4º ao 9º ano) – aplicadas desde 2007 na rede municipal –, serão feitos em sala de aula de forma 100% digital por meio dos tablets distribuídos aos alunos pela Secretaria Municipal de Educação. Apenas a prova de redação será realizada em papel. As avaliações serão agendadas entre 29 de novembro e 17 de dezembro por cada unidade de ensino.

Como ressaltou a matéria, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) já havia apontado, em relatório de Auditoria, que a Prefeitura ainda não tinha realizado nenhum diagnóstico preciso sobre o prejuízo educacional causado aos alunos por esse longo período no qual as escolas permaneceram fechadas nem apresentado um plano para recuperar esse déficit de aprendizado. Na ocasião, o conselheiro Maurício Faria, relator da Função Educação no TCMSP, afirmou em entrevista ao mesmo jornal: “Sabemos que os estudantes tiveram perdas durante esse período, mas elas ainda não foram sequer identificadas. O prejuízo é grande, mas ele ainda está oculto. Como se pretende mitigar essas perdas, sem saber quais são? É preciso uma ação mais célere da Prefeitura”.

O Tribunal de Contas já havia colhido indícios desse impacto por meio de uma enquete online que realizou com pais, mães e responsáveis dos estudantes das escolas municipais, cujos resultados encontram-se publicados neste Portal (clique aqui para ter acesso às informações). Agora, como informa a reportagem, a Prefeitura, além das provas, aplicará “um questionário para avaliar os prejuízos socioeconômicos da pandemia para os alunos, seus familiares, além de professores e gestores das escolas”. Este questionário poderá ser respondido em casa.

Para ter acesso ao relatório da Auditoria do TCMSP mencionado na matéria, clique aqui.

Para ler a matéria da Folha de S.Paulo na íntegra, clique aqui.