Erro ao utilizar o Certificado Digital

Ocorreu um erro ao utilizar seu Certificado Digital. Precisamos descobrir o que houve.


Alguns possíveis problemas:

  1. Seu Token USB não está inserido ou está inserido incorretamente. Recomendamos retirar e inserir novamente o Token USB, reiniciar seu navegador e tentar novamente.
  2. Navegador inadequado ou desatualizado. Sugerimos a utilização dos navegadores Chrome, Firefox ou Microsoft Edge, atualizados para as suas últimas versões.
  3. Teste seu certificado. Importante realizar o teste no site Serasa (aqui) ou no site Certisign (aqui).
  4. Não reconhecemos seu Certificado Digital. Envie para o Canal de Atendimento aqui. relatando o problema, com um arquivo Pdf "teste" Assinado Digitalmente pelo Certificado Digital, o resultado do teste do item anterior, o IP do computador (pode ser obtido aqui), e a data e hora aproximada da tentativa de acesso para avaliarmos a causa do problema.
  5. Seu certificado não está válido. Entre em contato com a sua Autoridade Certificadora.
  6. Número Pin digitado errado. Recomendamos reiniciar seu navegador e tentar novamente.
  7. O Web PKI está instalado no seu navegador? Veja mais em Perguntas frequentes sobre o Web PKI


Dúvidas, falhas do sistema e sugestões deverão ser encaminhadas para a equipe de Suporte e-TCM através do canal Fale Conosco


Caso tenha problemaso erro persista, favor entrar em contato com o Suporte no telefone +55 11 5080 - 1000, das 10h às 16h, ou no e-mail suporte@tcm.sp.gov.br, das 8h às 17h30 (enviar telefone de contato).