As inscrições se encerram no dia 02/11/2025
Organizadoras: Rosane Segantin Keppke; Mariana Cury
Palestrantes: Luiz Paulo de Oliveira Silva
Mediadora: Mariana Cury
Modalidade: online
Data/ Dia da Semana: 05/11/2025 / quarta-feira
Horário: 15h – 17h
Carga Horária Total: 2h
Público-Alvo:
Eixos Temáticos:
Evento validado para servidores de carreira da Prefeitura de São Paulo
IMPORTANTE: Alguns eventos oferecidos pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo serão validados para eventos de carreira para servidores da Prefeitura de São Paulo. A validação ocorrerá pelo Departamento de Gestão de Carreiras, órgão da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES).
Os eventos validados serão indicados pelo selo abaixo.
DESCRIÇÃO E OBJETIVO DO EVENTO:
A transformação digital no setor público vai além da simples adoção de novas tecnologias. Trata-se de uma mudança cultural e estratégica que revisita processos, serviços e modelos de governança para atender de forma mais ágil e eficaz às necessidades da sociedade. O tema central aborda a digitalização de serviços, a utilização de dados para a tomada de decisões e a criação de cidades mais sustentáveis, inteligentes e resilientes, com foco especial nas políticas do Ministério das Cidades e nos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Objetivo: Ao final do webinar, os participantes deverão ser capazes de compreender o conceito de transformação digital e sua relevância estratégica para o setor público.
Objetivos específicos:
Principais Tópicos:
Recursos: Webinar on-line síncrono (Streaming e Youtube) com recursos tecnológicos e humanos oferecidos pela EGC-TCMSP.
Justificativa: A transformação digital é um imperativo para o setor público na atualidade. A demanda por serviços mais eficientes, transparentes e acessíveis, aliada aos desafios complexos da transição climática, exige que as administrações públicas modernizem suas estruturas. Este evento se justifica pela necessidade de capacitar servidores para que não apenas acompanhem essa evolução, mas a liderem e se engajem para que possam construir um futuro mais sustentável, resiliente e conectado.
Metodologia: Webinar online síncrono com exposição dialogada entre palestrantes, mediadores e chat dos participantes em tempo real.
Conteúdo Programático:
Fundamentos da Transformação Digital. O que é, por que é importante e como se aplica ao contexto governamental.
Governo Digital e Prestação de Serviços .Exemplos práticos de como a digitalização otimiza o acesso a serviços públicos, reduz a burocracia e melhora a experiência do cidadão.
Inovação e Cidades Inteligentes: . sobre como a tecnologia pode ser usada para solucionar problemas urbanos, como gestão de tráfego, eficiência energética e monitoramento ambiental.
Dados para Decisão. O papel da análise de dados e da inteligência artificial na formulação de políticas públicas mais assertivas.
Transição Climática e Tecnologia. A interseção entre a transformação digital e a adaptação das cidades às mudanças climáticas, destacando o uso de dados e tecnologia para planejamento urbano e resiliência.
Desafios e Oportunidades. Barreiras comuns na implementação de projetos digitais no setor público e como superá-las, além de explorar o potencial de impacto positivo.
Referências Bibliográficas:
DA CUNHA, M. A. V. C. O uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão pública para o desenvolvimento sustentável. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 51, n. 4, p. 556-574, 2017.
MINISTÉRIO DAS CIDADES. Caderno de diretrizes para cidades inteligentes e sustentáveis. Brasília, DF: Ministério das Cidades, 2024.
MINISTÉRIO DAS CIDADES. Plano nacional de adaptação à mudança do clima: eixos de atuação e estratégias. Brasília, DF: Ministério das Cidades, 2023.
OECD. OECD Digital Government Policy Recommendations. Paris: OECD Publishing, 2019.
PONTES, P. H. C. et al. O papel da governança na transformação digital: desafios e perspectivas no setor público. Revista Gestão & Conexões, Natal, v. 9, n. 1, p. 80-94, 2020.
TAKIYA, H.; TRUGILLO, A. C. A.; SILVA JUNIOR, B. A.; MARÈ, R. Cidades Inteligentes e o Índice Cities in Motion – Case São Paulo . Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 65–81, 2019. DOI: 10.61681/revistasimetria.v1i5.46. Disponível em: https://revista.tcm.sp.gov.br/simetria/article/view/46. Acesso em: 21 set. 2025.
Breve Currículo (organizador/palestrantes/mediadores)
Palestrantes
Luiz Paulo de Oliveira Silva
Especialista em planejamento estratégico e desenvolvimento regional, com sólida trajetória na administração pública federal. Atuou em diversos ministérios e atualmente é Coordenador de Apoio à Modernização Urbana da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, atuando como Diretor Substituto do Departamento de Adaptação das Cidades à Transição Climáticas e Transformação Digital do Ministério das Cidades, onde coordena iniciativas voltadas à modernização urbana e à adaptação das cidades à transformação digital. Participou da elaboração de políticas públicas e marcos legais para o desenvolvimento urbano sustentável. Representou o Brasil em fóruns internacionais, como o ECOSOC da ONU. É autor e revisor técnico de publicações sobre inovação territorial e sistemas produtivos.
Mediadora:
Mariana Cury
Graduada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi (2010) e pós-graduada em Direção Teatral pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena (2012). Atua no Tribunal de Contas do Município de São Paulo desde 2007 como Auxiliar Técnica de Controle Externo, tendo sido supervisora da Unidade Técnica de Protocolo e Autuação entre 2015 e 2020, e Coordenadora Processual de 2020 até janeiro de 2025. Tem MBA em Gestão e Transformação Digital na ECA/USP. Atualmente, atua na coordenação de eventos e cultura da EGC. Ao longo de sua trajetória, Mariana tem se destacado pela criatividade, sensibilidade e pelo compromisso com a diversidade nas práticas institucionais.
Organizadoras
Mariana Cury
Coordenadora de Eventos e Cultura da EGC/TCMSP
Rosane Segantin Keppke
Editora adjunta da Revista Simetria do TCMSP, professora e pesquisadora da EGC/TCMSP.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: