Tardes do Conhecimento "Atividade de Inteligência como instrumento de fortalecimento das ações de controle externo" EGC - Eventos inscrições abertas

As Unidades de Informações Estratégicas, independentemente de sua denominação, são unidades organizacionais dos Tribunais de Contas brasileiros às quais compete adotar métodos, técnicas, procedimentos e formalidades inerentes à atividade de Inteligência de Controle Externo. Ou seja, têm a atribuição de exercer a atividade especializada de produzir informações e conhecimentos que permitam às autoridades competentes, nos níveis estratégico, tático e operacional, adotar decisões que resultem em aumento de eficiência das ações de controle externo e realizar ações que exijam a utilização de métodos e técnicas de investigação de ilícitos administrativos.

No evento, será apresentado um panorama sobre o que é a atividade de inteligência nos Tribunais de Contas, o que é produção de conhecimento e o papel das UIEs nos Tribunais de Contas. Os palestrantes falarão sobre a Rede Infocontas e as parcerias entre os Tribunais de Contas, e apresentarão casos de atuação em parceria com outros órgãos.
 

Data: 11/10/2024

Horário: 14h30 às 16h30
 

Principais Tópicos:

  1. Atividade de Inteligência
  2. Produção de Conhecimento
  3. Parcerias interinstitucionais para a troca de informações

 

Público-alvo:

  • Auditores de Controle Externo
  • Servidores públicos que atuam nos processos de controle interno e externo

 

Palestrantes:

MARCIO MARINOT
Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); especialista em Análise de Sistemas e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou como professor de graduação e pós-graduação da Universidade Vila Velha (UVV) por mais de 23 (vinte e três) anos; na docência ministrou disciplinas em cursos de pós-graduação na FGV e UFES, bem como atuou como instrutor da Escola de Administração Fazendária (ESAF/DF).  É servidor efetivo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCEES. Sua carreira no TCE/ES iniciou-se em 1995 onde ocupa, atualmente, o cargo de Auditor de Controle Externo / Chefe de Gabinete de Conselheiro.

No Tribunal, também atuou como chefe da Escola de Contas Públicas, Subdiretor Geral e Secretário Geral de Controle Externo. Faz parte da equipe de coordenação técnica da Rede de Inteligência dos Tribunais de Contas - INFOCONTAS (rede nacional de informações estratégicas para o controle externo). Em 2009 atuou como subsecretário de Estado de Inovação na Gestão, na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Governo do Estado do Espírito. É acadêmico da Academia Capixaba de Ciências Contábeis - ACACICON e mestre em artes marciais (Aikido - Aikikai).

ROGÉRIO OLIVEIRA DE JESUS
Coordenador do Núcleo de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas do Espírito Santo. Auditor de Controle Externo desde 1995. Bacharel em Ciência da Computação pela UNICAMP e especialista em Mineração para Dados Complexos também pela UNICAMP. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Curso de Pós Graduação em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Participação no Estágio Especial de Inteligência para Órgãos Civis na Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx).

 

Mediadora:

LUCIANA GUERRA
Engenheira de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia.  Atuou por 10 anos desenvolvendo e verificando projetos estruturais. Desde 2016 é Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. No Tribunal, foi coordenadora do Escritório da Qualidade, chefe no Núcleo de Governança e Gestão e Secretária de Controle Externo. Atualmente está na chefia da Unidade de Informações Estratégias do TCM-SP.
 

Organizador:

 

 

 

Apoio:
 

 

Fazer inscrição

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.