EGC debate princípios para cidade inteligente e resiliente EGC - Notícias

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) recebeu na segunda-feira (20/05) o experiente engenheiro Victor Mirshawka para apresentar uma palestra e debate sobre o tema “Sete pilares para se ter uma cidade inteligente e resiliente”. O evento ao vivo teve transmissão pelo canal da EGC no YouTube.

 7 pilares

A palestra virtual teve como objetivo debater os conceitos aplicados de políticas públicas que devem ser implementados de forma integrada para que uma cidade consiga se tornar inteligente e resiliente. Os chamados sete pilares foram identificados por Victor Mirshawka como sendo: Legalidade, Administrabilidade, Trabalhabilidade/Empregabilidade, Habitabilidade, Mobilidade, Sustentabilidade e Visitabilidade. Cada um desses princípios foi devidamente detalhado pelo palestrante com exemplos atuais, atraindo a atenção dos participantes pela dinâmica da exposição.

Ao apresentar o palestrante, o mediador do evento, Amândio Martins, destacou que o tema é de grande relevância neste momento de avanços de novas tecnologias, das questões climáticas e da necessidade de deixar um legado melhor para as gerações futuras.

Além de engenheiro, Victor Mirshawka, atualmente com 83 anos, é mestre em Estatística, professor, autor de dezenas de livros, gestor educacional, palestrante, consultor editorial da DVS Editora e editor da revista Criática. Ao longo de mais de cinquenta anos de carreira, ele lecionou para aproximadamente 100 mil alunos.

Como professor, Mirshawka fez mais de 1.500 palestras, oferecidas em instituições, bem como ministrou centenas de cursos de especialização e de pós-graduação, especialmente na Escola de Engenharia Mackenzie, no Instituto Mauá de Tecnologia e na Fundação Armando Alvares Penteado. Nesta última, onde trabalhou por mais de 40 anos, ele ocupou diversos cargos, desde diretor da faculdade de Engenharia até diretor Cultural. Na instituição, foi o criador do primeiro curso de pós-graduação voltado para gestores públicos.

Autor de dezenas de livros sobre temas como matemática, física, qualidade, confiabilidade, criatividade, gestão pública e privada, e produtor de diversas revistas. Entre os vários livros publicados estão títulos como: Qualidade da Criatividade; Qualidade com Humor; Gestão Criativa; Empreender é a Solução; O Boom na Educação; e A Roda da Melhoria. É editor-chefe da Revista Criática, primeiro periódico nacional a falar sobre Economia Criativa.

Para demonstrar a importância de tratar dos pilares de políticas públicas para tornar cidades inteligentes e resilientes, um estudo da ONU, publicado em 2019, já mostrava que metade da população mundial vivia em cidades, num universo de 8 bilhões de pessoas. A expectativa é que essa proporção aumente para 70% até 2050, exigindo a criação de cidades que ofereçam melhores condições de vida para toda a população.

O mediador e organizador da palestra foi o engenheiro Amândio Martins, graduado pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado, pós-graduado em Administração pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e em Economia do Setor Público. Desde 1992, na carreira de engenheiro da Prefeitura Municipal de São Paulo, ocupou os cargos de Subprefeito da Lapa, Prefeito Regional do Ipiranga, e Secretário-Adjunto da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer. Atualmente, é assessor-instrutor na EGC, onde ministra cursos voltados ao Sistema de Gestão da Qualidade e de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Exerceu os cargos de vice-presidente do Instituto de Engenharia, de presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Ipiranga e de presidente Clube dos Lojistas do mesmo bairro.

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP promove gratuitamente eventos culturais, educacionais e de atualização por diferentes meios de formação, além de cursos sem a cobrança de taxa de inscrição, de matrícula, mensalidade ou quaisquer outros valores, dentre outras iniciativas acadêmicas.

Essa atividade, bem como o registro de diversos outros eventos, permanece disponível para consulta ao público interessado por meio a página da EGC no Youtube.

Confira a íntegra da palestra.