Auditora de Controle Externo do TCMSP lança livro sobre Custo da Educação Pública no Brasil EGC - Notícias

No próximo dia 9 de novembro, a partir das 19h, a Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Daiesse Quênia Jaala Santos Bomfim, fará o lançamento do livro “O Custo da Educação Pública no Brasil”, na sede da Escola de Gestão e Contas vinculada ao TCMSP.


Na oportunidade, durante o coquetel haverá uma mesa de debates sobre as perspectivas para a Educação no Brasil, com a participação dos professores e ex-secretários da Educação Gabriel Chalita e José Renato Nalini; da diretora-presidente da Escola de Gestão e Contas, Ana Carla Bliacheriene; de Suelem Benício e do auditor Adriano Doto, além da presença do presidente do TCMSP, João Antonio, e do conselheiro Maurício Faria.

Essa obra é resultado da dissertação de mestrado da autora, que também é Supervisora de Controle Externo do TCMSP. No livro, que tem o subtítulo “Uma Visão Contemporânea sobre Investimento e Qualidade”, ela procura relacionar o investimento público e a educação pública de qualidade, por meio do conceito de custo aluno-qualidade.

A sinopse da obra destaca que “a educação é um direito social que contribui para a formação do indivíduo e proporciona, consequentemente, o desenvolvimento de um país”. E prossegue: “Embora não seja fator suficiente e considerado isoladamente, o adequado financiamento da política educacional é condição necessária para a universalização do direito à educação pública de qualidade. Assim, ao lado da questão do financiamento, é preciso discutir a qualidade da educação no país, sob a perspectiva dos insumos necessários para garantir um efetivo processo de ensino-aprendizagem”.

“Nesse contexto, esta obra teve como objetivo delinear a congruência entre o investimento público e a busca pela qualidade da educação no Brasil, apresentando o conceito do custo aluno-qualidade, ainda pendente de regulamentação no país. Sem dúvida, a necessidade de mudanças estruturais na política educacional brasileira, em especial, o aumento do financiamento público, deverá refletir na reconstituição do pacto social, primando pela qualidade do ensino e pela equalização das oportunidades educacionais”.

O prefácio do livro de Daiesse Quênia Jaala Santos Bomfim é assinado pelo orientador e professor José Renato Nalini, ex-secretário de Estado da Educação e ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Vale acrescentar que a autora é advogada e presidente da Comissão de Diversidade Racial do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA).

 
Daiesse Quênia Jaala Santos Bomfim, advogada, auditora de
Controle Externo do TCMSP e presidente da Comissão de Diversidade Racial
do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA)


Lançamento "O Custo da Educação Pública no Brasil"