Oficina do IRB e USP auxilia no desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas de contas EGC - Notícias

Na quarta-feira (23/11) foi realizada, na sede do Instituto Serzedello Côrrea (ISC), escola superior do Tribunal de Contas da União (TCU), a oficina “Modelagem do Projeto Político-Pedagógico (PPP) para Escolas de Contas”, dirigida a conselheiros, dirigentes e servidores das Escolas de Contas. Sob orientação da conselheira Lilian de Almeida Veloso, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), a atividade foi ministrada pela diretora da Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Professora Doutora da USP, Ana Carla Bliacheriene, pelo seu chefe de gabinete, Professor Doutor da USP, Luciano Vieira de Araújo e pela assessora da diretoria Alessandra Mara Cornazzari Sales, pelo Diretor Executivo da Escola de Contas de Alagoas José Marçal Aranha e a Diretora da escola de contas do TCE-RJ Karen Dutra.

  

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento base para norteamento das atividades educacionais e, portanto, essencial para o planejamento das práticas didáticas desenvolvidas pelas unidades de ensino, além de permitir o direcionamento, acompanhamento e mensuração do impacto das atividades. O presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, afirmou que as Escolas de Contas são órgãos de grande importância para garantir “a execução efetiva das funções pedagógicas e diretrizes conferidas aos Tribunais de Contas brasileiros”.

 


No primeiro dia, quarta-feira (23/11), as principais questões debatidas na oficina foram referentes à importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) e seus objetivos, características e conceitos. Na quinta-feira (24/11), o último dia da oficina, conduzida por professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Rede de Escolas de Contas, os participantes executaram, de forma colaborativa e prática, o modelo do PPP, no sentido de assegurar a qualidade do planejamento institucional voltado à qualidade da oferta das ações educacionais.