TCMSP participa da celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre IRB e FGV EGC - Notícias

O presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), conselheiro Eduardo Tuma, participou da cerimônia para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), na manhã desta quinta-feira (27/4), que prevê a colaboração acadêmica para o aprimoramento dos trabalhos técnicos dos 33 Tribunais de Contas do País.

 

O Acordo celebrado contempla a realização conjunta de cursos e eventos. Também está previsto, no âmbito das diretrizes que compõem o Acordo, o compartilhamento de dados e documentos públicos de interesse recíproco que possibilitem o desenvolvimento de pesquisas em conjunto.

O documento foi assinado pelo presidente do IRB, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, e pelo diretor da Escola de Administração Pública da FGV, professor Luiz Artur Ledur Brito, que exaltaram a rica experiência do encontro entre a academia e as instituições que atuam no controle das políticas públicas.

Para Edilberto Pontes, “a celebração desse Acordo está entre as relevantes conquistas do IRB e, sem dúvida, resultará em um ganho enorme para as políticas públicas oferecidas aos cidadãos”. Complementa dizendo que a parceria com a FGV “é muito especial para o IRB, uma das principais escolas de Administração Pública no Brasil”. Na sua avaliação, “capacitará o corpo de auditores para a avaliar a efetividade das políticas públicas, com o auxílio dessa academia reconhecida no Brasil e no mundo”.

Do ponto de vista da academia, o professor Luiz Brito destacou “a importância da conexão da nossa Escola com as instituições e sociedade civil como forma de criar impacto e transformar a realidade”. Citou como exemplo de parceria de sucesso, o recente curso de mestrado profissional preparado para os auditores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, “que tem construído conhecimentos mútuos riquíssimos e que conecta a academia com a expertise dos técnicos do Órgão e produz efeitos positivos no aprimoramento das políticas públicas e dos serviços oferecidos aos cidadãos”, pontuou.

TCMSP destaca a importância do Acordo

O presidente Eduardo Tuma destacou a importância do Acordo para o aprimoramento do quadro de auditores do País, que classificou como “elo fundamental dessa parceria”, aproveitando a oportunidade para cumprimentar a categoria pelo dia do auditor, comemorado nesta data.

No caso do TCMSP em particular, Tuma ressaltou que o “Órgão tem incentivado a formalização de convênios, acordos e parcerias com instituições de ensino públicas e privadas, visando ao aprimoramento do nosso trabalho de controle externo”.

O encontro que selou a parceria teve ainda a presença de João Antonio da Silva Filho, conselheiro dirigente da Escola de Gestão e Contas (EGC) do TCMSP. De acordo com João Antonio, o TCMSP, por meio da Escola, “tem buscado parceria com a Fundação Getúlio Vargas para oferecer cursos de mestrado ao seu corpo técnico nas áreas de gestão e contas públicas”. Avaliou ser “da mais alta importância a conexão entre a academia e aqueles que na prática conduzem a fiscalização do dinheiro público”.

Também participou da cerimônia de assinatura, o diretor-presidente da EGC, Ricardo Panato, que exaltou a iniciativa do Acordo entre o IRB e a FGV, entendendo que “irá refletir na capacitação de servidores, em aprimoramento de práticas de tecnologias e metodologias de análise de políticas públicas, com perspectivas muito promissoras para fortalecer o sistema de controle externo brasileiro”.

Membros de diversos Tribunais de Contas do País e professores da FGV em diversas áreas de ensino também estiveram presentes na celebração do Acordo de Cooperação.

Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa, considerado a casa de conhecimento dos Tribunais de Contas, é uma associação civil criada pelos Órgãos de Controle Externo no aperfeiçoamento das suas atividades.

O Instituto tem firmado acordos e parcerias para fomentar estudos, pesquisas e capacitações dos Tribunais de Contas do Brasil, estimulando a publicação de trabalhos, inclusive com destaque para as melhores práticas.

Fundação Getúlio Vargas

A excelência da Fundação Getúlio Vargas é reconhecida nacional e internacionalmente. A sua Escola de Administração e Economia (FGV EAESP) figura desde 2004 entre as melhores instituições do mundo pelas três mais importantes acreditadoras internacionais: Association to Advance Collegiate School of Business (AACSB), European Foundation for Management Development (Equis-EFMD) e Association of MBAs (AMBA).

  
Diretor da Escola de Administração Pública da FGV, professor Luiz Artur Ledur Brito

 
Presidente do IRB, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima


Presidente do TCMSP, Eduardo Tuma
 


Conselheiro dirigente da EGC do TCMSP, João Antonio
 


Diretor-presidente da EGC do TCMSP, Ricardo Panato
 


Assinatura do Acordo
 

 
Membros dos Tribunais de Contas e professores da FGV participaram da cerimônia