Conselheiro João Antonio abre período de formação presencial na EGC do Programa Jovem Monitor Cultural EGC - Notícias

Começou na segunda-feira (08/05), pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), a formação presencial de 55 alunos do Programa Jovem Monitor Cultural em políticas públicas no geral e com foco cultural. A iniciativa, que já formou 440 alunos online pela EGC, é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e busca experimentação profissional em gestão para as juventudes.

 

Demonstrando alegria em receber cada jovem, o conselheiro dirigente da EGC, João Antonio da Silva Filho, deu boas-vindas aos alunos e às alunas. "Pretendemos, com a EGC, fazer com que a educação cumpra os objetivos, com a formação plural. Queremos fazer com que as pessoas que aqui chegam possam ter contato com a diversidade do mundo, com todas as ideias que compõem uma sociedade plural. O objetivo é fazer com que essa Escola seja um espaço não para esconder pensamentos das pessoas, pelo contrário, para democratizar pensamentos e acesso a todas as ideias. Tudo isso porque nós temos a visão de que o Estado Democrático de Direito pressupõe democratização do conhecimento. A qualificação da democracia pressupõe democratização do conhecimento, para se ter exatamente a oportunidade de debater em condições de igualdade com as pessoas que estão mais à frente do poder. Assim que se faz uma qualificação da democracia”, declarou aos participantes do projeto.

Outro ponto importante a ser destacado na formação é o contato dos estudantes com a função do orçamento público. A compreensão da ferramenta orçamentária traz ao universo dos cidadãos da cidade de São Paulo a possibilidade, por meio da função do monitor cultural, de esclarecimento, inclusive, do trabalho do TCMSP. “Que vocês levem essa posição mais crítica a esse universo tão plural que é a cidade de São Paulo”, completou o conselheiro.

Por fim, fica caracterizada a importância da junção de dois espaços na sociedade que se complementam em termos de equipamento. "Um com a educação propriamente dita, a educação estrutural, por nós aqui na Escola, e o outro com a questão da cultura, que traz a Secretaria Municipal da Cultura”, finalizou João Antonio em sua passagem pelas salas da EGC.