EGC recebe alunos da nova turma do Programa Jovem Monitor Cultural EGC - Notícias

Na manhã de terça-feira (17/10), às 11 horas, o auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) acolheu os 170 jovens inscritos para a abertura da nova turma do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC), que tem início neste mês.

 

O PJMC é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e visa à formação de jovens para a gestão dos bens culturais do município. A EGC aparece como uma das entidades parceiras do programa e os jovens participantes têm acesso à biblioteca da Escola e a outras atividades promovidas, como palestras e seminários.

Na aula inaugural, os novos alunos acompanharam a palestra “O papel dos controles social e externo para a participação dos jovens”. O tema referente ao controle social foi especialmente tratado pela organizadora do evento e doutora em Serviço Social, Antonia Conceição dos Santos, assessora da EGC. Em seguida, o auditor de Controle Externo do TCMSP, Rosano Maieto, abordou a temática relativa ao controle externo e suas implicações. A apresentação contou ainda com a participação da psicóloga clínica Fe Maidel, do Conselho Municipal da Mulher. Os integrantes da mesa de discussão também responderam perguntas formuladas pelos alunos do PJMC que lotaram o auditório da EGC.

No período da tarde, a partir das 14 horas, a coordenadora do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do TCMSP, Egle Monteiro, apresentou os objetivos da iniciativa e sua importância na compilação e análise das políticas públicas levadas a cabo pela Prefeitura de São Paulo. Também participaram do encontro membros dos cinco grupos de trabalho que compõe o OPP – Educação, Gênero, Urbanismo, Regionalização do Orçamento e Saúde – que fizeram uma exposição das atividades que estão sendo desenvolvidas por cada um deles.

Após um período de férias, na segunda-feira (16/10), os alunos do Programa Jovem Monitor Cultural da turma que iniciou sua formação em março deste ano retomaram as aulas na sede da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas. São 55 jovens que devem concluir o curso em fevereiro de 2024.

 

Rosano Maieto, auditor de Controle Externo do TCMSP,
Antonia Conceição dos Santos, assessora da EGC,
e a psicóloga clínica Fe Maidel, do Conselho Municipal da Mulher


Egle Monteiro, coordenadora do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do TCMSP
 


Membros dos grupos de trabalho Urbanismo, Gênero,
Regionalização do Orçamento e Educação



Médico José Carlos Riechelmann, membro do grupo de trabalho Saúde