Cientista Carlos Nobre fala de Mudanças Climáticas no Pod Observar EGC - Notícias

Na próxima terça-feira (21/11), às 10h, vai ao ar um novo episódio do Pod Observar, o podcast do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O tema desta terceira edição, que foi gravada no último dia 13, será as Mudanças Climáticas. Para falar desse assunto bem atual, o convidado especial do programa será o professor Carlos Nobre, um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente.

 

Ao deixar um rastro de destruição e mortes, as alterações no clima estão provocando graves consequências para grande parte da população, principalmente para as pessoas mais vulneráveis da sociedade. Quem faz o alerta sobre esse quadro dramático é Carlos Nobre, considerado um dos mais respeitados especialistas em todo o mundo no que diz respeito aos estudos das mudanças climáticas e dos desastres naturais extremos.

Nesta edição do Pod Observar, Carlos Nobre vai tratar dos motivos que explicam porque tem aumentado os casos de desastres extremos nos últimos anos; o que contribui para o agravamento do quadro; o alerta do ‘ponto de não-retorno’ da floresta; o risco provocado pelas mudanças climáticas e a necessidade de zerar o desmatamento; medidas para salvar o planeta e combater a emergência climática; e para preservar o bioma Amazônico, além de outros assuntos polêmicos.

Todos os episódios do Pod Observar estão ao alcance das pessoas interessadas por meio do Portal do OPP (www.observatorio.tcm.sp.gov.br) e poderão ser ouvidos também pelo canal do Observatório no Spotify.

Se você quiser ficar por dentro do assunto, não perca o novo episódio.

Serviço:
Pod Observar
Dia: 21 de novembro
Horário: 10h
Transmissão: Spotify
Convidado: Carlos Nobre
Tema: Mudanças Climáticas

 

Sobre o entrevistado:
O professor Carlos Nobre foi um dos autores do Quarto Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), e, junto com o grupo, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por esse trabalho. Ele é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e da Academia de Ciências dos EUA. Em maio de 2022, o climatologista foi eleito Membro Estrangeiro da Royal Society, instituição destinada à promoção do conhecimento científico. Preside os Conselhos de Diretores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas; é co-presidente do Painel Científico para a Amazônia e pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente, o cientista Carlos Nobre segue se dedicando ao estudo do clima e da Floresta Amazônica, sendo proponente e defensor de um novo projeto de desenvolvimento para a região por meio da bioeconomia da mata em pé, com destaque para o potencial econômico da floresta preservada.