Cartilha traz orientações sobre plano de retomada pós-COVID-19 na gestão pública Notícias COVID-19

Os professores Rodrigo Pironti e Tatiana Camarão, seguindo a tradição de ambos de inovar e estar na vanguarda dos novos temas e de proposta de soluções e melhorias para a Administração Pública brasileira, produziram o e-book “plano de retomada dos órgãos e entidades públicas pós COVID-19”, que traz, além de dados sólidos sobre o impacto da pandemia em nosso país, um descritivo de boas práticas e uma proposta de plano de ação concreto, que tem como objetivo auxiliar os vários órgãos e entidades da Administração Pública brasileira em seu processo de retomada e de retorno à normalidade do serviço público.

[...] Será que os órgãos e entidades públicas estão preparados para a volta à rotina regular da prestação de serviços públicos? A Delloite, consultoria internacional com atuação também no Brasil, em recente pesquisa publicada, demonstrou que 76% dos gestores acreditavam que suas empresas poderiam responder de maneira eficiente à retomada pós pandemia do COVID-19, leia-se, voltariam tranquilamente às suas atividades.

No entanto, a referida pesquisa concluiu que, destas empresas, apenas um pequeno percentual estava preparado, de fato, para elaborar um Plano de Continuidade dos Negócios (BCP) técnico, coerente e eficiente. [...]

[...] Não há dúvida de que os impactos desta grave crise mundial, decorrente da pandemia do COVID-19 e com grandes consequências na economia e nas relações humanas, terá na Administração Pública o seu grande ponto de equilíbrio.

É o Poder Público, por meio da consecução de políticas públicas, instituição de benefícios e isenções, bem como, pelo direcionamento das ações dos indivíduos e das empresas, o único capaz de gerenciar esse processo de retomada.

Porém, com um cenário ainda de muitas incertezas e com as consequências da pandemia ainda impassíveis de medição, é preciso diálogo e o entendimento de que situações extraordinárias e de repercussão geral devem ser tratadas com o mesmo zelo e serenidade do tratamento dado às causas que as originaram.

Em razão disso é que se espera que este material seja capaz de gerar o engajamento do Poder Público em buscar, desde já, uma estratégia concertada para a continuidade de suas relações e para potencializar o ressurgimento de uma sociedade orientada ao desenvolvimento regional e nacional sustentável.

Disponível em: https://www.editoraforum.com.br/noticias/cartilha-traz-orientacoes-sobre-plano-de-retomada-pos-covid-19-na-gestao-publica/