Pesquisa Rede Nossa São Paulo avalia renda e oportunidade de trabalho em tempos de pandemia Notícias COVID-19

Buscando entender a relação entre a Covid-19 e a capital paulista, a Rede Nossa São Paulo divulgou na ultima sexta-feira (10/07) uma edição extraordinária do Mapa da Desigualdade de São Paulo.

A diferença no número de mortes, quando comparadas as regiões da cidade de São Paulo é enorme e causa surpresa. Por exemplo, quando analisada a região da Cidade Tiradentes, zona leste da capital, o número de mortes registradas pelo coronavírus é de 223 pessoas. Já na região da Barra Funda, zona oeste da cidade, o número de óbitos cai para 21 registros.

A pesquisa aponta uma diferença porcentual de óbitos de 91,3% entre essas duas regiões, e um dos fatores é a falta de postos de trabalho. Enquanto na Barra Funda há 5.920 postos de trabalhos disponíveis para cada mil habitantes, Cidade Tiradentes apresenta somente 24 postos para cada mil habitantes, obrigando os moradores a se deslocarem para outros bairros, deixando-os mais expostos ao coronavírus.

Outro fator citado na pesquisa tem relação com a renda familiar mensal. Quanto menor a renda, maior o número de óbitos por Covid-19. Isso ocorre devido ao tipo de tratamento que cada família pode fazer, caso esteja contaminada. Aqueles que apresentam uma renda maior têm acesso a bons hospitais, já os com a renda menor acabam encarando a precariedade do sistema público, podendo, por exemplo, não receber o cuidado necessário devido à superlotação dos hospitais.

A renda mensal de regiões consideradas nobres, como o Morumbi, por exemplo, é de R$ 9.901,00, e as estatísticas apontam 42 mortes por Covid-19. Em compensação, no Jardim São Luís, zona sul da capital paulista, uma família sobrevive com apenas R$ 983,00, tornando pequenas as chances de um bom tratamento em caso de maior gravidade da doença. Não à toa, a região apresenta o elevado número de 256 mortes causadas pela pandemia.

Para ter acesso à matéria completa, acesse aqui.