“Viver em São Paulo: Especial Pandemia” - nova fase da pesquisa disponível Notícias COVID-19

A segunda parte da pesquisa “Viver em São Paulo: Especial Pandemia”, realizada pela Rede Nossa São Paulo e pelo Ibope Inteligência, foi lançada terça-feira (09/06), nas redes sociais através de uma live disponível no Facebook e no canal do YouTube. Para a elaboração da pesquisa, foram entrevistados 800 internautas paulistanos, pertencentes às classes A, B e C, com idade acima dos 16 anos.

Nesse momento em que o coronavírus vai perdendo força na Europa, e começa a arrefecer nos EUA, o foco vai se deslocando para a América Latina e fazendo do Brasil o centro dessa pandemia global. Diante desse panorama, a opinião daqueles que residem em São Paulo, a cidade mais rica da América Latina, é muito importante.

Em abril, quando a primeira parte da pesquisa foi realizada, sete em cada 10 internautas paulistanos consideravam adequadas as medidas tomadas pelo governador, pelo prefeito e também pelo ministro da Saúde. Já nessa segunda etapa da pesquisa, realizada no final do mês de maio e início de junho, cinco dos 10 internautas paulistanos entrevistados consideram que as medidas corretas estão sendo tomadas para o combate ao vírus. Foi registrada uma queda de 18 pontos percentuais em relação ao Ministério da Saúde e 17 pontos em referência ao governador e ao prefeito da cidade de São Paulo.

Mais uma vez, a forma com que a população enxerga o governo e as medidas tomadas por ele se torna um assunto de extrema importância na pesquisa. O desalinhamento entre o internauta e a política chama atenção, principalmente pelo fato de o Brasil não ter atingido ainda o pico da pandemia.

De acordo com a pesquisa, o isolamento social é a principal arma para conter os impactos da contaminação. Para 78% dos entrevistados, evitar sair de casa é a melhor forma para que o vírus não se dissemine.

Para ter acesso à pesquisa completa clique aqui.